A Capela de São Francisco do Oeste foi construída entre 1940 e 1942, tendo como encarregado da obra o senhor Vicente Honorato Barreto, que recebeu do senhor Enéas Filgueira as terras para esse fim. Os pedreiros foram os seguintes: Francisco Antonio e Manoel Dias de Freitas. Antes da construção da capela as missas eram celebradas no sítio Tatú, mas precisamente na residência do senhor Raimundo Nonato Leite, depois passaram as celebrações para o sítio Curralinho.
O dinheiro para construir a capela foi adquirido através de leilões realizados pelos senhores: Raimundo Nonato Leite e Vicente Honorato Barreto, em suas residências.
A primeira missa foi celebrada na Capela de São Francisco, no dia 14 de dezembro de 1942, celebrada pelo padre Carlos Theisen. No dia 4 de outubro de 1942, foi realizada a primeira festa em homenagem ao padroeiro São Francisco, data essa, que todo o ano é comemorado a festa do padroeiro São Francisco de Assis.
A imagem de São Francisco foi doada pelo senhor Ezequiel Fernandes que entregou a imagem ao senhor Vicente Honorato, que se encarregou de trazê-la em procissão de sua residência até a capela.
O Sino foi uma doação do senhor José Rodrigues; e o primeiro casamento foi realizado no ano de 1943, onde se casaram Francisco Barreto e Josefa Leite Barreto . A senhora Júlia Batista ergueu um cruzeiro em frente a parte principal da capela
Nenhum comentário:
Postar um comentário